Setenta Anos de Moda: Os vestido de Moda Desde 1950
Os vestidos de noiva sempre encantaram as mulheres ao redor de todo o mundo e, durante diferentes momentos, seus modelos variaram em estilo, tamanho, corte e, acima de tudo, nas referências inspiradas em artistas e celebridades da época.
Por este motivo, pensando em trazer todas as versões que se tornaram tendências nos últimos anos, a equipe Ivana Beaumond resume setenta anos de história em um artigo interessante e repleto de informações. Temos certeza que você vai se surpreender. Acompanhe a leitura:
Década de 1950
Os vestidos ao estilo de baile, com saias enormes, dominaram a moda nupcial nos anos 50 desde que Jacqueline Kennedy, esposa do presidente americano, o utilizou em seu próprio matrimônio.
Naquela época, um vestido de noiva era algo que as mulheres colocavam todas as suas exigências e, por vezes, era natural seguir este modelo que lembra um abajur pelo formato. Além disso, o estilo sem alças também se tornou um “must have”, como uma reação aos de gola alta e mangas compridas que vieram anteriormente.
Década de 1960
Após os vestidos de baile volumosos dos anos 50, as noivas começaram a usar peças mais justas. Algumas, até mesmo, optaram por modelos que ficavam entre o bufante e o sereia, mas a moda tendia ainda mais para a segunda opção.
Mais finos e feitos de um tecido charmeuse pesado, alguns vestidos ficaram mais curtos, conforme a minissaia se popularizava. Ademais, as mangas também ficaram na moda e muitas peças apresentavam essa parte mais afofada nos cotovelos, combinando com decotes altos.
Década de 1970
Quando a Dior lançou um vestido de gola alta com mangas ainda mais longas do que as vistas anteriormente, as noivas foram à loucura pela tendência. Assim, personalidades como a Princesa Anne, Hillary Clinton e Aretha Franklin foram fotografadas com vestidos que pareciam casaquinhos de tão extensos que eram os tecidos em seus braços.
A década também viu o renascimento das silhuetas dos anos trinta e quarenta, além de contar com elementos da moda vitoriana e eduardiana que davam um ar ainda mais elegante para os casais que pretendiam trazer requinte para suas festividades.
Década de 1980
Na década de 1980, era praticamente impossível comprar algo com alças, o que fez com que o colo e os ombros fossem muito realçados durante este período. Ademais, os vestidos mais justos também estavam em voga, se tornando uma peça recorrente em lojas como a americana Kleinfeld’s.
Vale lembrar que a prioridade era não ter mangas. No entanto, as que faziam questão deste detalhe traziam modelos bufantes, assim como era comum em muitas peças utilizadas pelas mulheres da época.
Década de 1990
Por volta dos anos 90, as noivas começaram a pedir por mangas novamente, dando adeus aos ombros nus que marcaram a década anterior de forma intensa.
Ademais, o período também viu a introdução de uma silhueta mais moderna e atraente, que lembrava um vestido de tango e apresentava um babado assimétrico. Já se imaginou utilizando algo assim?
Década de 2000
Nos anos 2000, se dá início a um pouco mais de diversificação nos modelos. Dessa maneira, além dos vestidos longos esvoaçantes, os mais justos também se tornaram uma tendência de moda.
E não apenas estes. Também foi identificado que os vestidos de corte A, muitas vezes com bordados, se consagraram como os queridinhos das famosas e celebridades, como Madonna.
Década de 2010
Na década de 2010, as mangas pareciam ter sido esquecidas pela maioria das noivas. No entanto, elas fizeram um retorno real (literalmente!), graças ao casamento de Kate Middleton com o príncipe William.
A diferença, no entanto, é que as noivas passaram a se sentirem confortáveis para usar uma variedade delas, indo entre as curtas, médias e longas, sem uma obrigatoriedade de tamanho pré-definida.
Além disso, os vestidos com detalhes transparentes também se tornaram uma referência sexy e até mesmo picante, revelando pele ao redor da barriga e das costas.
Década de 2020
Atualmente, a lacuna entre a moda cotidiana e a moda nupcial começou a diminuir nos últimos anos e as mulheres começaram a se preocupar mais em como seus vestidos refletem suas personalidades.
Ademais, existem tantas opções agora que é possível que cada mulher encontre uma peça de acordo com a sua necessidade, seja ela roqueira, mais hippie ou até mesmo mais clássica.
Na Ivana Beaumond, inclusive, você consegue encontrar diferentes modelos que irão te agradar e surpreender. Agende um horário no nosso ateliê e venha experimentar os vestidos que sempre quis!