Casamento Chinês: Conheça os Detalhes de um Evento Cheio de Tradição
Animados e cheios de cor, os casamentos chineses são eventos luxuosos, marcados por rituais e tradições, além de conterem muitos aspectos simbólicos focados na prosperidade, na abundância e na felicidade do casal.
Capazes de durar o dia inteiro, seu período festivo e o tamanho da comemoração dependem, em grande parte, do que ambas as famílias decidem. Ainda assim, alguns detalhes, como a província da qual os noivos vieram e as tradições locais, podem influenciar diretamente nestes quesitos.
Ficou curiosa para saber mais a respeito? Desvende agora os mistérios do casamento chinês e surpreenda-se com esta cultura bem diferente da nossa!
1. O Noivado
O noivado, conhecido como Guo Da Li, é um momento que ocorre antes da cerimônia de casamento. Nele, o rapaz apresentará alguns presentes aos pais da noiva, como joias de ouro, velas de cera, vinho ou conhaque. Tudo para simbolizar a prosperidade e o desejo de que a união seja repleta de boa sorte.
Os futuros sogros, por sua vez, irão devolver metade destes mimos, como uma formalização de que aceitaram a proposta e também como uma maneira de mostrar que desejam ter um bom relacionamento com a família do noivo.
A partir dali, uma data para a cerimônia é escolhida. E, para tal, muitos casais consultam um adivinho, monge chinês ou mestre de Feng Shui, a fim de eleger um dia que possa trazer sucesso aos dois.
2. As Tradições
Antes do casamento, algumas tradições são implementadas. A primeira delas é a de “preparar a cama” e consiste em revesti-la com novos lençóis e travesseiros de cor vermelha, com uma mistura de frutas secas e nozes.
A combinação é para esperar que a união seja doce e duradoura, abençoada com fertilidade. Depois deste momento, ninguém pode sentar ou dormir no ambiente até que o casal utilize o espaço em suas núpcias.
Além disso, na noite anterior ao casamento, a noiva costuma passa por um ritual com um pente. Nele, de frente para um espelho, ela deverá deixar que uma mulher considerada “de boa sorte” acenda um incenso e penteie seus cabelos, enquanto recita bênçãos para guiá-la na nova jornada.
Já o noivo é colocado à prova com jogos modernos que são preparados pelas damas de honra. Muitas vezes, ele precisa testar o conhecimento sobre a futura esposa, comer algo picante e passar por outros desafios que provem sua determinação em casar-se com a mulher de sua vida. Profundo!
3. O Casamento
No dia do casamento, parte da decoração é tomada por vermelho e dourado, dado o simbolismo que estas cores possuem para a cultura chinesa. Assim, não é recomendado que os convidados utilizem estes tons e também é indicado que evitem tonalidades sombrias – como azul escuro, preto e cinza, pois simbolizam má sorte, morte ou luto pelo casamento.
No geral, o presente deve ser um envelope vermelho contendo dinheiro. A quantia deve ser par e, de preferência, contendo o numeral 8, que significa prosperidade. É fundamental, inclusive, que os convidados não deem um montante ímpar ou valores que terminam em 4, já que este é o número da morte.
No mais, a cerimônia pode durar de quatro horas a três dias, dependendo de quantas tradições de casamento serão realizadas. Dentre elas, aliás, os noivos costumam ter o hábito de reservar um momento da festa para servir chá aos seus parentes, como um agradecimento.
E por falar nos “comes e bebes”, o banquete é extremamente luxuoso, com um menu composto por um prato de peixe para a abundância, um leitão para simbolizar a pureza da noiva, um prato de aves para paz e uma sobremesa doce para a fertilidade.
Após a celebração, passados três dias, a noiva tem autorização de visitar os pais, para que seus entes queridos possam dar as boas-vindas ao casal com um mini banquete. As comemorações parecem não ter fim!
E você, o que gostou dentro desta cultura?
Traria algum dos elementos para o seu evento, como o presente em dinheiro ou o teste com o noivo? Conte para a gente nas redes sociais da Ivana Beaumond e compartilhe este conteúdo com uma amiga que precisa conhecer estas curiosidades.