Blog

Conheça Todos os Detalhes do Casamento Budista

  |   Blog, Dicas e Truques

Mais comuns na Ásia, Sudeste Asiático e Índia, o casamento budista honra os ensinamentos de Siddhartha Gautama e expressa a devoção do casal à sabedoria, compaixão e harmonia em sua parceria.

Assim, ele geralmente inclui os costumes locais, como amarrar os pulsos com barbante no Camboja ou beber três xícaras de vinho de arroz no Japão. E, claro, a maioria termina com música ao vivo e um banquete generoso.

Quer saber mais a respeito e descobrir todas as curiosidades acerca desta cerimônia incrível? Surpreenda-se com este estilo cultural e aprenda ao máximo neste artigo preparado pela equipe Ivana Beaumound.

A Decoração

O local do casamento é cuidadosamente decorado com símbolos do budismo, bem como da cultura tradicional de ambas as famílias. Frequentemente, a peça central é uma grande estátua de Buda de ouro cercada por incenso, velas, flores como lótus e sinos de meditação.

As Roupas do Casal

Os parceiros podem decidir por um vestido branco e smoking ou roupas tradicionais de casamento. Um budista japonês, por exemplo, pode vestir um quimono floral, enquanto uma noiva tailandesa pode usar um vestido siwalai com um pano pendurado em um ombro. Tudo isso é bem variável.

Meditações e Leituras

Uma cerimônia budista pode começar com uma meditação guiada, na qual os participantes desejam muita bondade e amor para os noivos. Além disso, um membro da festa pode ler passagens de figuras reverenciadas (como Dalai Lama ou Sigalovada Sutta), que contenham conselhos para a vida do casal ser harmoniosa.

Votos

Em geral, os noivos podem recitar versos solicitados por um ancião budista ou escrever suas próprias mensagens para o cônjuge. Na tradição budista, este ato irá refletir seu compromisso com a paciência e a compaixão por meio das mudanças inevitáveis ​​do relacionamento. Que amor!

Ofertas ao Buda

Os parceiros mostram reverência ao Buda fazendo oferendas em um altar ou estátua. Assim, eles visitam um templo como parte da cerimônia e realizam rituais, nos quais acendem velas ou incenso e apresentam lindos pacotes de comida e flores.

A partir daí, eles refletirão silenciosamente enquanto mantêm as palmas das mãos juntas na frente de seus corações. Isso serve para honrar a sabedoria de seus ensinamentos e levá-la para o matrimônio.

Bênçãos de Monges

Normalmente, monges ou freiras budistas são convidados a comparecer ao casamento como convidados especiais, a fim de dar a bênçãos aos parceiros. Contudo, caso isso não seja possível, o casal pode visitar um templo como parte da celebração e receber os votos de boa sorte por lá.

Rituais de União

A maioria das cerimônias budistas inclui um ritual para a união de marido e mulher. Alguns casais trocam alianças, como na tradição ocidental. No entanto, em outras regiões, os budistas amarram um cordão vermelho ao redor dos pulsos do casal ou enrolam um longo fio branco em volta de suas cabeças para celebrar o laço construído com o matrimônio.

A Festa

Nas festas, os convidados são servidos com uma generosa variedade de comida, que é mais comumente servida em pratos do que em estilo buffet. E o melhor: a maior parte das refeições não inclui carne, graças ao estilo de vida seguido por estes indivíduos.

Já para a diversão, tudo é celebrado com muita música e dança. É comum ver uma equipe de dançarinos que executa coreografias folclóricas animadas e músicos que cantam e tocam instrumentos tradicionais. Os convidados também podem se divertir ao som de Bollywood, Cantopop ou uma mistura de estilos musicais.

Gostou dessas Informações?

Se você aproveitou as ideias acerca do casamento budista e vai considerar incluir um ou outro elemento desta cultura na sua celebração, deixe-nos saber comentando nas nossas redes sociais.

Além disso, aproveite já para agendar a sua visita ao nosso ateliê e escolher um vestido bem especial para o seu grande dia. Temos certeza de que irá amar!