As Curiosidades sobre um Casamento Real
Que mulher nunca sonhou em se casar com um príncipe encantado, como os dos contos de fadas?
No entanto, por trás de todo glamour e pompa, a realidade pode ser bem diferente do que imaginamos, trazendo regras e códigos de conduta que precisam ser seguidos por todos – inclusive, pelos convidados.
Se interessou? Confira agora e surpreenda-se com algumas etiquetas que a realeza não pode – em hipótese alguma – abrir mão.
O noivado deve ser aprovado pela Rainha
O Royal Marriages Act, de 1772, exige que todos os descendentes reais busquem a aprovação do soberano para o casamento e isso tem se mantido até a atualidade.
Logo depois que o noivado de Will e Kate foi anunciado, funcionários do Palácio de Buckingham disseram que a rainha estava “absolutamente encantada” pelo casal, o que só pode significar que ela aprovou a escolha do neto.
O local é primordial para a cerimônia
O local mais tradicional para uma cerimônia real era a Capela Real do Palácio de St. James. No entanto, conforme as ocasiões se tornaram um espetáculo público, os casais reais mais recentes deram adeus à pequena capela que tinha capacidade apenas para cem convidados.
Assim, a Abadia de Westminster tem sido a mais escolhida na atualidade, bem como a Catedral de São Paulo, onde Charles e Diana se casaram.
A lista de convidados é extremamente seleta
Em um evento tão exclusivo como um casamento real, a lista de convidados é essencial, sendo incluídos companheiros da realeza, líderes estrangeiros, oficiais da igreja, diplomatas e celebridades, além dos próprios amigos e familiares do casal.
O monarca é quem deve enviar os convites, sendo o atual chefe da Igreja da Inglaterra. E, uma vez que o item seja recebido, os entes queridos devem começar a se preocupar com o código de vestimenta rígido que precisa ser seguido.
No dia, apenas a Família Real senta-se no lado direito da igreja, a menos que o noivo não seja da realeza, caso em que eles se sentam no lado esquerdo. E, claro, os convidados não se misturam com estes indivíduos.
As alianças devem ser de ouro do País de Gales
As alianças de casamento da Rainha Mãe, da Rainha Elizabeth, da Princesa Margaret, da Princesa Anne e de Lady Diana foram todas feitas da mesma pepita de ouro galês, que veio de uma mina em Bontddu.
Atualmente, resta apenas uma minúscula lasca desta peça original de ouro, que está sob a custódia do Gabinete do Tesouro Privado para que os joalheiros da coroa possam usar nas alianças reais que ainda serão feitas.
A noiva deve usar branco
Em 1840, a rainha Vitória vestiu-se de branco em seu casamento com o príncipe Albert e deu início a uma tendência que perdura até os dias atuais.
Antes disso, o branco era visto como uma escolha estranha para um vestido de noiva. Contudo, depois que seu retrato oficial de casamento foi amplamente publicado, muitas outras mulheres começaram a seguir a tendência – caracterizando-a, até mesmo, como um sinal de castidade.
O noivo deve usar uniforme militar
Outra tradição decorrente do casamento da Rainha Vitória é que seu marido, o príncipe Albert, vestiu um uniforme militar completo no dia do casamento em 1840. Desde então, isso se tornou uma tradição que Charles, William e Harry reproduziram.
Vale lembrar que todos eles possuem obrigações com as forças armadas nacionais e Harry chegou a servir no exército por uma década, completando duas viagens ao Afeganistão.
As fotos são feitas apenas por fotógrafos oficiais
Pensou que as princesas e duquesas tinham o direito de escolher um fotógrafo balado para registrar o momento? Nada disso. As fotos dos casamentos reais são registradas somente pelos profissionais oficiais da coroa.
Dessa maneira, ao invés de ficarem parando os noivos durante toda a festa para consagrar cada mínimo detalhes, os cliques são geralmente feitos entre a cerimônia e a recepção do casamento. Está aí uma liberdade que muitos casais gostariam de ter!
Um almoço para celebrar
Após a cerimônia, que deve ocorrer por volta do meio-dia, a Rainha realizará um almoço para os convidados. Geralmente, esta recepção recebe aproximadamente duzentas pessoas no Kensington Palace, um número bem reduzido quando comparado aos que vão à Igreja.
Neste momento, os casamentos reais geralmente servem dois bolos e um deve ser de frutas, como limão. Já pensou nesta delícia?
E você, o que acrescentaria como regra se baseando no que foi visto acima? Conte para a gente nas nossas redes sociais e, claro, marque seu horário na Ivana Beaumond para escolher o vestido que te deixará como uma verdadeira princesa.