Blog

Ciência: Pesquisa aponta por que os Casais se Casam, Permanecem Juntos e se Separam

  |   Blog, Dicas e Truques

Você já imaginou o que faz as pessoas quererem se casar? Uma pesquisa realizada pelo Pew Research Center decidiu averiguar os mistérios do coração e o resultado foi surpreendente.

De acordo com o estudo, o amor está no topo da lista de motivos que levam os indivíduos a se unirem, ocupando 88% dos casos e levando os entrevistados a declararem que esta é “uma razão muito importante”. Concomitantemente com esta característica, outros fatores também entraram em voga, como o compromisso vitalício, com 81%, e o companheirismo, com 76%.

Ainda assim, para 28% dos que responderam a este estudo, também é possível casar-se para angariar a estabilidade financeira e 23% afirmaram que participariam do enlace para obter benefícios legais e outros direitos. Você concorda com isso?

O fato é que, independentemente dos motivos que levam os pombinhos a se unirem, é preciso considerar também a razão que os faz ficar. E, neste quesito, a pesquisa comprovou que o que ajuda as pessoas a permanecerem casadas pode ser uma série de fatores, como:

  • Ter interesses em comum, em 64% dos casos;
  • Ter uma relação sexual satisfatória, em 61%;
  • Dividir as tarefas domésticas, com 56% de prevalência.

Assim, enquanto o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que a idade média dos casamentos é de 27 anos para as mulheres e 30 anos para os homens, a estimativa é que, seguindo os detalhes acima, os enlaces podem durar muito mais e serem, até mesmo, eternos!

E quanto aos divórcios? Na contramão de quem decide permanecer, um estudo realizado pela University of Denver apontou os motivos pelos quais os cônjuges optam por se divorciar. Seriam eles:

  • Falta de compromisso (85%)
  • Muito conflito, briga ou discussão (61%)
  • Infidelidade e casos extraconjugais (58%)
  • Estavam se distanciando (55%)
  • A forma como o cônjuge lidava com o dinheiro (40%)
  • Incompatibilidade (19,2%)

Vale lembrar que, em todos os estudos realizados acima, era possível votar em mais de uma opção, o que justificaria a não exatidão de cem por cento na soma final dos valores apresentados.

E você, o que acha de tudo isso?

Como acontece com qualquer grande decisão, há inúmeros fatores inconscientes que podem justificar a escolha de se casar. Por isso, é preciso tratar estas questões como reais e não apenas dados, a fim de fazer escolhas assertivas e unir-se pelo motivo que realmente importa: o amor.

Para você, quais motivos fazem um casal se apaixonar e decidir subir ao altar? Quais dos fatores citados te fariam permanecer com a sua cara metade ou decidir dar um adeus definitivo?

Compartilhe seus pensamentos conosco pelas nossas redes sociais e, claro, agende uma visita ao nosso ateliê para dar início aos preparativos para o seu casamento. Na Ivana Beaumond, você encontra as melhores opções em trajes e vestidos para encontrar o que mais combina com a sua personalidade e o seu estilo.

Agora, mãos à massa e comece já a colocar em prática todos os itens mencionados neste artigo. Afinal, a união não é feita só de festa, mas de uma convivência harmoniosa e cheia de alegrias.