Destino: Casamento!
Tendência crescente no mercado matrimonial, o Destination Wedding é uma modalidade de casamento onde os noivos escolhem deslocar sua cerimônia e festa para fora de sua cidade. A expressão vem do inglês e, numa tradução literal, significa casamento de destino, ou casar fora da cidade.
O conceito básico do destination wedding é unir a lua de mel ao casamento, em cerimônias mais intimistas que podem ou não ter a presença de convidados. Neste post, vamos desmitificar esse tipo de evento e mostrar como ele pode ser uma inspiração para quem está em busca de experiências únicas.
Convidados ou não?
Primeiramente, você deve decidir se sua cerimônia contará ou não com a presença de convidados. Se escolher a primeira opção, tenha em mente que o destination wedding é uma cerimônia mais intimista, não só por questões financeiras como também pela disponibilidade dos convidados – nem todos vão poder se deslocar para outra cidade.
Sendo assim, prepare-se para fazer uma lista mais selecionada e avise a todos com bastante antecedência para evitar surpresas. O ideal é que você envie um Save the Date (um pré-convite) com 6 a 8 meses de antecedência, para que todos possam se programar.
O Destino
Escolha o tipo de casamento que você deseja, e pense em um destino que seja condizente com o conceito em questão.
Se você deseja uma cerimônia ao ar livre, pesquise lugares que tenham cenários bonitos e paisagens deslumbrantes. Atente-se para as estações do ano e fique ligado nas previsões meteorológicas para evitar chuvas e outros percalços. Entre os lugares mais cotados para esse tipo de casamento estão Punta Cana, na República Dominicana, Cancun, no México e as regiões das vinícolas na Itália.
Se não quiser sair do país, o Brasil possui uma infinidade de locações que podem ser uma opção para você – desde praias paradisíacas como as de Fernando de Noronha, no Rio Grande do Norte, até os belíssimos campos da região serrana dos Estados do Rio e de São Paulo.
O site Zankyou fez uma matéria listando os 15 melhores lugares no Brasil para um destination wedding, que você pode conferir neste link. Indicamos também esses posts bem legais sobre o casamento rústico da Thaiane e do Victor, e a cerimônia em Búzios da Elissa e do Arnaldo para você se inspirar!
Orçamento
Existem agências de viagem e cerimonialistas especializados em destination weddings, que poderão facilitar a organização da sua festa. É difícil estimar o valor médio de um evento desse tipo, mas o que se sabe é que, muitas vezes, um casamento para 200 pessoas na cidade dos noivos pode custar o mesmo que um casamento para 30 pessoas no exterior, dependendo do país.
Você tem a opção de arcar com gastos dos seus convidados, ou deixar que cada um deles pague pela própria estadia e passagens. Se optar pela segunda, uma dica é pesquisar hotéis que ofereçam um pacote de descontos para muitas hospedagens e parcerias com fornecedores locais.
Depois de escolher o seu destino e planejar os preparativos de acordo com o investimento desejado, nosso último conselho é que você se jogue no conceito do destination wedding! Faça uma cerimônia que tenha tudo a ver com a sua personalidade e que seja uma experiência única para você e seus convidados!
Ficha Técnica:
Fotos Save the Date: Pinterest.com. Fotos casamento ao ar livre: Getty Images. Foto da Chapada Diamantina: Adelano Lázaro. Fotos do casamento Thaiane e Victor: Jéssica Veiga.