“Fale Agora ou Cale-se para Sempre”: A História por Trás da Frase
Você certamente já viu em filmes e novelas a famigerada frase: “fale agora ou cale-se para sempre”. Extremamente rara nos dias atuais, ela poderia desencadear um grande alvoroço no evento e já foi o gancho para muitas cenas divertidas na dramaturgia.
Contudo, qual seria o significado por trás desta afirmação tão polêmica? E por que ela ainda causa arrepios nos casais que estão no altar? Acompanhe agora e surpreenda-se com esta história extremamente antiga!
Como muitas tradições dos casamentos ocidentais, esta frase está enraizada no cristianismo e nos costumes europeus. Seu texto completo vem da seção de liturgia do casamento do Livro de Oração Comum, publicado em 1549 pela Igreja Anglicana. Nele, é mencionado:
“Se algum dos presentes souber de alguma razão para que este casal não deva se unir no santo matrimônio, fale agora ou cale-se para sempre”
Hoje, variações deste trecho são usadas e referenciadas em diferentes igrejas, como a Católica e a Ortodoxa. Ainda assim, a razão pela qual a frase foi incluída na liturgia provavelmente tem menos a ver com Deus e mais a ver com questões jurídicas e práticas da época.
Na Idade Média, era muito difícil espalhar a notícia de que alguém estava se casando. Não havia computadores, nem telefones celulares. Portanto, havia uma tradição na maioria das igrejas de anunciar os matrimônios por três domingos consecutivos antes do evento acontecer.
Conhecidas como proclames, estas divulgações eram normalmente lidas em voz alta por um padre e publicadas no boletim paroquial, criando uma espécie de “alerta” formal de que um casamento estava para acontecer. Assim, a última chance para objeções seria no dia do próprio casório, durante a parte da cerimônia que entoa a tão famosa frase.
Você, naturalmente, deve estar se perguntando por que alguém iria tão longe a ponto de se opor formalmente a um matrimônio, não é mesmo? Bem, na maioria das vezes, isso ocorria se alguém soubesse que uma das partes:
Era casada;
Menor de idade;
Não era batizada;
Tinha consanguinidade com o outro cônjuge;
Estava sendo coagida à força para a união.
Atualmente, essas questões são resolvidas muito antes de um casal entrar no altar, o que já é um motivo para que a interferência não ocorra. Logo, para fins práticos, a frase “fale agora ou cale-se para sempre” se tornou praticamente nula para as cerimônias de casamento modernas.
E, então, gostou de conhecer esta curiosidade? Compartilhe com amigos que querem saber mais a respeito e não deixe de comentar o que achou dessa história nas nossas redes sociais. Estamos te esperando!