Os 10 tipos de flores mais tradicionais para casamentos
Com tantas opções, é comum que uma noiva fique indecisa sobre quais tipos de flores usará na sua decoração de casamento. Para isso, o site de casamentos The Knot elegeu as 10 espécies mais tradicionais de flores para que você se inspire antes mesmo de se encontrar com o florista. Confira a lista:
1. Rosas
Consideradas um símbolo de beleza e amor, as rosas aparecem nos mitos e contos de fadas. A flor vem sido usada como uma metáfora para a paixão e amor verdadeiro por poetas e romancistas ao longo de toda a história da literatura. Uma verdadeira estrela no mundo dos matrimônios, as rosas estão longe de serem tediosas, especialmente no que se trata de cor – elas estão disponíveis em tons sólidos e em variedades de combinações de tons – há até mesmo rosas listradas e pontudas. Mais de 3.000 variedades de rosas são cultivadas comercialmente, e muitas estão disponíveis o ano todo por preços acessíveis. E embora as rosas estejam associadas a fragrâncias luxuosas, nem toda rosa é perfumada.
2. Tulipas
Apesar de serem usualmente associadas à Holanda, as Tulipas são nativas da Pérsia e representam amor e anos felizes. Esta flor é cultivada em uma ampla gama de tons, incluindo branco e creme, pastéis (rosa, amarelo e pêssego) e tons vibrantes (magenta, vermelho, laranja e roxo), e seus tipos mais comuns podem ser encontrados a preços acessíveis. São flores versáteis, que funcionam tanto para decorações sofisticadas quanto para cerimônias casuais e combinam bem em arranjos de mesa e buquês.
3. Copo-de-leite
Também conhecida como o lírio de Arúm, esta flor elegante em forma de trombeta originou-se na África e simboliza a “beleza magnífica” na linguagem das flores. Sua forma distinta foi retratada em obras art nouveau e art déco e na fotografia do século XX. São dois os tipos mais comuns: um de cabeça grande, cuja haste longa e lisa é adequada para arranjos altos ou buquês de apresentação, e uma versão em miniatura ideal para pequenos arranjos e boutonnieres. Marfim é a cor mais popular, mas lírios também vêm em amarelo, laranja, rosa e roxo escuro (este último, uma ótima escolha para buquês de casamentos em climas mais frios).
4. Lírio do Vale
Essas pequenas flores em formato de sino penduradas em um caule fino simboliza a deusa da primavera na mitologia nórdica, e ficou em evidência em 2011 por ter sido usada no buquê real de Kate Middleton. Seu perfume fresco é inconfundível, e apesar de mais abundante na primavera, está disponível no resto do ano.
5. Hortênsia
Com sua cabeça cheia e espessa e tons intensos de rosa, azul, bordô e roxo, não é de se admirar que a hortênsia representasse “vaidade” na língua vitoriana das flores. Um dos tipos mais populares de Hortênsia muda de cor de um tom de rosa chiclete para um azul celeste à medida que cresce, dependendo do nível de acidez do solo. A flor pode ser encontrada em branco e tons de verde, rosa, bordô e azul.
6. Peônia
Com cores vivas e um perfume marcante, a Peônia é uma flor de beleza impressionante, que apesar de sua aparência exterior adquiriu o significado vitoriano de “timidez”. Cultivada na Ásia há mais de mil anos e desenvolvida pelos franceses, a peônia está disponível em dois tipos principais, a herbácea e a peônia árvore (as flores deste último não duram tanto quando cortadas). Além de lindos buquês, as peônias também podem ser usadas para criar belas peças centrais e arranjos. Ela é uma flor cara, e seu florescer se dá do final da primavera até o início do verão.
7. Ranúnculo
Visto pela primeira vez por ocidentais no Extremo Oriente por volta do século 13, esta flor de aroma suave apresenta várias flores em um caule com folhas de samambaia. Carregar um ranúnculo é dizer ao seu parceiro, na língua vitoriana, que você está deslumbrada com seus encantos, o que faz com que sejam naturalmente indicados para buquês de noiva e de damas de honra. Além de serem uma flor perene, são uma alternativa econômica para rosas ou peônias.
8. Jasmim de Madagascar
A Jasmim de Madagascar representa a “felicidade conjugal” na língua vitoriana, o que a torna uma escolha óbvia para casamentos. Um buquê de flores de jasmim é o tipo mais tradicional que uma noiva pode carregar e uma escolha clássica para um casamento formal. Esse tipo de flor é levemente perfumado, disponível o ano todo e não custa tão caro. É uma espécie de trepador, que cresce em videiras e pode servir para fazer arranjos interessantes.
9. Ervilha Doce
A ervilha doce, que significa “prazer duradouro”, foi trazida da Sicília pela primeira vez para a Inglaterra em 1699, e os ingleses tiveram um caso de amor com essa delicada flor desde então. Seu perfume doce e flores desarrumadas fazem deste um antiquado favorito em buquês para a noiva e suas damas de honra. As muitas cores da ervilha doce vão do branco ao intenso rosa e roxo, e seu aroma pode ser forte e doce.
10. Gardênia
A Gardênia exala uma fragrância imponente e voluptuosa, que em 1754 cativou um capitão inglês viajando pela África do Sul, que resolveu levar uma das plantas nativas para casa de lembrança e difundi-la em seu país mais tarde. Gardênias são lindas combinadas em um buquê ou flutuando em uma tigela baixa como uma peça central, e uma única flor basta para um maravilhoso e perfumado boutonniere ou grinalda. Mas seja gentil: as delicadas pétalas de marfim desta flor cara podem se machucar facilmente. A gardênia pode ser encontrada em variedades com flores grandes de sete a dez centímetros ou em miniaturas.
Traduzido de: https://www.theknot.com/content/top-10-wedding-flowers
Fotos: Pinterest, The Knot, Bride.com.