Qual o Papel do Pai da Noiva e do Pai do Noivo?
Quando se trata de um casamento, é muito importante analisar o papel de cada familiar envolvido na festividade e, quando se trata do pai da noiva e do noivo, existem alguns pormenores que precisam ser analisados a fundo.
Sendo assim, trouxemos todas as funções que estes indivíduos possuem, para que você possa sanar suas dúvidas. Acompanhe a leitura:
Deveres do pai da Noiva
1. Ajudar a negociar com fornecedores, antes do casamento
Circunstâncias inesperadas podem surgir durante o planejamento do casamento e, com isso, o casal pode ficar emocionalmente perturbado para lidar com conversas difíceis e negociações.
Muitas vezes, inclusive, ele pode ser mais assertivo nas reuniões, exigindo de forma rígida que todos os itens contratuais sejam cumpridos.
2. Ajudar financeiramente, se possível
Nos casamentos ocidentais tradicionais, é comum que o pai da noiva cubra os custos da recepção e cerimônia. No entanto, com a independência das mulheres e a mudança de pensamento das gerações, este comportamento deixou de ser uma obrigação para se tornar uma possibilidade.
Assim, para os pais que quiserem contribuir, saiba que sua filha e seu futuro cônjuge ficarão muito gratos por qualquer ajuda. No entanto, tenha em mente também que esta é a celebração deles e que você não possui qualquer imposição de fazê-lo.
3. Levar sua filha até o altar
O papel principal do pai da noiva é levar a filha por todo o corredor da Igreja e entregá-la ao futuro marido no altar. Geralmente, nesta caminhada, o homem é o responsável por guiá-la durante o trajeto, ajudando a manter o ritmo e cumprimentando os convidados com um singelo aceno de cabeça.
Vale lembrar, inclusive, que o recomendado é que a noiva fique à esquerda durante este trajeto. Ainda assim, isso pode variar, de acordo com o que for estabelecido pelo cerimonialista.
4. Fazer um brinde
Em um momento da festa, é apropriado que o anfitrião da noite dê as boas-vindas aos convidados e os agradeça por terem ido ao evento. Como pai da noiva, você estará neste papel e, caso não se sinta à vontade, o indicado é que esta função seja transferida diretamente ao pai do noivo.
Neste instante, é importante fazer um discurso em prol do casal, trazer histórias felizes e emocionar a todos. Contudo, o primordial é que você possa ser você mesmo, fazendo com que todos os presentes se sintam acolhidos por estarem ali.
Deveres do Pai do Noivo
1. Sair com os rapazes
Se o noivo e seu pai forem próximos, ele pode se juntar aos padrinhos para a despedida de solteiro, para uma partida de futebol ou até mesmo uns drinks antes do grande dia.
Isso irá ajudar a manter todos os homens organizados, trocando ideias de como farão com o traje, onde se arrumarão para o evento e até mesmo dando dicas da melhor barbearia por perto. Essa energia masculina é muito importante para deixar o rapaz seguro e confiante!
2. Realizar a recepção e a despedida
Cabe ao pai do noivo recepcionar e também se despedir dos convidados. Geralmente, o próprio casal estará muito atribulado durante o evento e poucos serão os momentos em que conseguirão dar atenção aos que decidiram ir prestigiá-los.
Por este motivo, é sua função realizar este processo, recebendo a todos com um sorriso no rosto e dando um adeus gentil para aqueles que normalmente saem mais cedo.
3. Auxiliar a resolver as pontas soltas.
Se um coordenador não estiver encarregado dessas funções, o pai do noivo pode ser encarregado de resolver qualquer adversidade que ocorra na hora do casamento, impedindo que o casal se dê conta do problema e perca a alegria de um momento tão único.
Dessa forma, assim como o pai da noiva é o responsável por “resolver pepinos” antes do evento, é durante a celebração que o pai do noivo irá tomar a vez e ficar a postos para qualquer eventualidade.
Gostou das dicas da Ivana Beaumond? Então, copie o link e envie este artigo pelo WhatsApp para o seu paizão. Afinal, este também é o momento dele brilhar e é importante que ele conheça todas as regras antes do grande dia!