Tipos de traje: saiba o que usar em cada ocasião
Você recebe um convite para aquele evento imperdível no final do ano. Sabendo que é uma festa de gala, começa a planejar o que vai usar, até que se depara com aquela frase que mais te confunde do que te ajuda, escrita com letrinhas bem pequenas no seu convite: “Traje A Rigor”. E agora, o que fazer?
Se você se identificou com a situação descrita acima, esse post é para você! Vamos descrever os tipos diferentes de trajes de festa e te dar algumas dicas para você não se confundir quando for se arrumar!
Traje Esporte
Esse tipo de traje é o mais casual, e costuma ser sugerido para eventos mais informais, como aniversários, almoços e batizados, que aconteçam durante o dia. Aqui você pode abusar de tecidos menos nobres e peças curtas, como uma bermuda jeans ou um vestido leve.
Mulheres podem investir em estampas florais e em bolsas médias ou grandes, mas com acessórios discretos que não tenham muito brilho. A maquiagem também deve ser natural.
Para os homens, as peças indicadas seriam calças jeans ou de sarja, bermudas e camisas polo. Para compor o look, sapatênis ou sapatos mais despojados são uma opção.
O que pode usar: brim, couro, camurça, jeans, veludo coletê.
O que não pode: salto fino, maquiagem pesada, gravata.
Traje Esporte Fino, Passeio ou Tenue De Ville
O traje Esporte Fino é um meio termo entre o Esporte e o Social. Também é chamado de Tenue De Ville, que em francês significa “traje da cidade”.
Esse traje consiste em um modelo simples, mas arrumado, e é geralmente indicado para eventos um pouco mais formais. Sendo assim, esqueça o jeans, e opte por calças sociais e tecidos mais nobres.
Para as mulheres, a dica é aumentar o salto e diminuir a bolsa, e apostar numa make mais elaborada e acessórios mais chiques, porém tomando cuidado para não exagerar. Saias sociais com blusas, tailleurs de calça ou saia e cocktail dresses podem ser opções tanto para o dia quanto para a noite, dependendo da composição.
Homens podem usar terno ou camisa e blazer sem gravata e sapato mocassim se o evento for diurno. À noite, é recomendável o uso da gravata.
O que pode: linho, seda, viscose, lãs puras, salto médio e alto.
O que não pode: jeans, t-shirts, excesso de brilho, penteados muito elaborados.
Traje Social ou Passeio Completo
Indicado para eventos muito formais, como casamentos a noite, coquetéis, jantares e concertos. O termo Passeio Completo serve para designar trajes masculinos, indicando o uso obrigatório da gravata (por isso o completo).
As mulheres têm uma gama maior de opções nesse tipo de traje, podendo investir nos vestidos longos ou curtos, saias, blusas e pantalonas, desde que os tecidos sejam mais sofisticados. Aqui cabe o uso do brilho, seja nos acessórios, nas joias e na maquiagem. As bolsas devem ser do tipo clutch ou carteiras, e o sapato de salto alto.
Para os homens, o dresscode é obrigatoriamente o terno – de preferência liso e escuro – com camisa branca e gravata.
O que pode: seda, chiffon, brilho, bordados, casimira, organzas, gravata de seda, salto alto, rendas.
O que não pode: sandália rasteira, bolsa grande, malhas, ternos e sapatos marrons.
Traje a Rigor, de Gala ou Black-tie/Habillé
É o traje indicado para cerimônias oficiais, bailes de gala, casamentos de luxo, premiações e formaturas.
Mulheres devem apostar em vestidos longos de tecidos finos, com fendas, caudas e decotes mais ousados. Abuse de detalhes em pedrarias, bordados, transparências e rendas. Os sapatos devem ter salto alto fino, e as bolsas pequenas.
Homens devem usar smoking, que consiste em um terno preto com gravata borboleta e faixa de cetim preta, e sapatos lisos de verniz ou pretos de couro de amarrar.
O que pode: brocados, tafetás de seda, rendas, georgettes, zibelinas, estolas.
O que não pode: sapatos esportivos, salto Anabela, tamancos, gravata estampada.
Uma dica importante: se for possível, tente conversar com o anfitrião da festa e tirar suas dúvidas quanto ao dresscode com ele. Também procure saber qual será o horário do evento, pois o dia e a noite pedem tecidos e trajes diferentes!